RDC confirma 3º caso de coronavírus em Kinshasa
Kinshasa, RD Congo (PANA) – O ministro da Saúde, Dr Eteni Longondo, confirmou domingo, nas antenas da cadeia nacional, o terceiro caso de coronavírus em Kinshasa.
Trata-se dum Congolês de 70 anos de idade, que voltou de Suíça depois da sua viagem, passando pela Genebra e Lausana, durante o período que vai de 26 de fevereiro a 11 de março.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o paciente apresentava sintomas de dores de cabeças e de anorexias durante o voo.
O ministro da Sáude apelou a população para o respeito das medidas de higiene.
O ministro reafirmou a presença do coronavírus na RD Congo, antes de advertir as pessoas que divulgam as informações contrárias a esta doença perigosa.
O primeiro caso confirmado de coronavírus em Kinshasa foi anunciado terça-feira passada.
Trata-se dum Congolês de 52 anos, que regressava de França e que chegou a Kinshasa a 08 de março de 2020.
Enquanto o segundo caso aconteceu apenas dois dias depois. Trata-se dum Camaronês que reside na RD Congo com a sua família.
Mas foi de férias em França e voltou para Kinshasa a 08 de março como o primeiro paciente.
A Organização Mundial da Saúde procedeu esta semana ao reforço das capacidades do hospital da amizade sino-congolesa para a assistência dos pacientes de coronavírus.
O apoio consiste igualmente no briefing do pessoal na aplicação e na gestão da triagem. O hospital recebeu igualmente material para o sítio de isolamento.
-0- PANA KON/JSG/MAR 16março2020