RDC com 78 casos de Ébola no Equador
Kinshasa, RD Congo (PANA) - Setenta e oito casos de doença do vírus de Ébola dos quais 74 confirmados e quatro prováveis foram registados na província do Equador, no noroeste da RD Congo, desde a declaração desta 11ª epidemia, a 1 de junho último.
De acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica entregue à PANA, em Kinshasa, houve no total 33 mortes e 31 recuperações.
O boletim também assinala que um novo caso confirmado da doença do vírus de Ébola foi notificado sexta-feira última, na zona sanitária de Ingende, na província do Equador.
Nenhuma nova morte foi registada entre os casos confirmados. Por outro lado, dois pacientes foram curados e saíram dos Centros de Tratamento de Ébola (CTE) de Wangata e Bolomba.
O boletim indica igualmente que 20 mil e 84 pessoas foram imunizadas com a vacina rVSV-ZEBOV-GP desde 5 de junho último.
Atualmente, oito zonas sanitárias estão afetadas pela epidemia da doença do vírus de Ébola, na província do Equador, desde o início desta 11ª epidemia, a 1 de junho de 2020.
Trata-se nomeadamente das zonas sanitárias de Bikoro, Bolomba, Iboko, Mbandaka, Lotumbe, Wangata, Ingende e Lolango-Mampoko.
Desde o início da epidemia, o total de viajantes controlados ( medição de temperatura) nos pontos de controlo sanitário é de 497 mil 370 pessoas.
Até agora, 16 pontos de entrada e controlo sanitário foram instalados na província do Equador a fim de proteger as zonas vizinhas , bem como as outras grandes cidades do país e evitar a propagação da epidemia nos países vizinhos.
-0- PANA KON/JSG/SOC/FK/IZ 9agosto2020