RDC com 110 casos de Ébola desde junho de 2020
Kinshasa, RDC Congo (PANA) - A República Democrática do Congo (RDC) regista um total acumulado 110 doentes de Ébola, desde o início, em junho deste ano, desta 11ª epidemia, na província do Equador, soube a PANA quinta-feira de fonte oficial, em Kinshasa.
Deste total, 104 são casos confirmados e seis prováveis, segundo o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica da doença.
Ao todo, foram registadas 47 mortes (41 de casos confirmados e seis de casos prováveis) e 48 vencedores do Ébola (pessoas curadas ou sobreviventes da doença).
Três doentes com Ébola foram curados e receberam alta, a 2 de setembro de 2020, do Centro de Tratamento de Ébola (ETC), em Lotumbe, na província de Equador.
Além disso, um novo caso confirmado foi notificado no mesmo dia, na zona de saúde de Lilanga-Bobangi. Não foram registadas novas mortes entre os casos confirmados.
A fonte indica também que 25.908 pessoas foram vacinadas com a vacina rVSV-ZEBOV-GP, desde o início da vacinação, a 05 de junho de 2020.
Atualmente, 11 zonas sanitárias são afetadas pela epidemia do vírus Ébola, na província do Equador, desde o início desta 11ª epidemia, a 1 de junho de 2020.
Trata-se das zonas sanitárias de Bikoro, Bolomba, Iboko, Mbandaka, Lotumbe, Wangata, Ingende, Lolango-Mampoko, Lilanga-Bobangi, Monieka e Bolenge.
Desde o início da epidemia, o número total de viajantes controlados (medição da temperatura) nos postos de controlo sanitário é de 820.328.
Até à data, foram criados 19 pontos de entrada e controlo sanitário na província do Equador para proteger as áreas vizinhas e outras grandes cidades do país.
-0- PANA KON/BEH/DIM/IZ 04set2020