RDC anuncia 12ª zona de saúde afetada por Ébola no Equador
Kinshasa, RD Congo (PANA) - A zona sanitária de Bomongo registou o primeiro caso de doença do vírus Ebola, na área de saúde de Buburu, tornando-se assim na 12ª zona sanitária afetada por esta epidemia, na província do Equador, desde a declaração desta epidemia, a 1 de junho de 2020.
Segundo o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica da doença entregue à PANA, em Kinshasa, a pessoas infetada morreu no mesmo sábado, 05 de setembro de 2020.
Além deste caso de Bomongo, outro caso confirmado foi notificado na zona sanitária de Lotumbe, acrescenta o o boletim.
Desde a declaração desta 11ª de Ébola na RDC, a 1 de junho de 2020, o número acumulado de casos é de 112, dos quais 106 confirmados e seis prováveis.
No total, houve 48 mortes até agora (41 de casos confirmados e seis de casos prováveis) e 50 vencedores do Ébola (pessoas que recuperaram da doença).
A fonte indica também que 27 mil 130 pessoas foram imunizadas contra Ébola com a vacina rVSV-ZEBOV-GP desde o início da vacinação, em 05 de junho de 2020.
Atualmente, 12 zonas de saúde estão afetadas pela epidemia do vírus Ébola, na província de Equador.
Trata-se das zonas sanitárias de Bikoro, Bolomba, Iboko, Mbandaka, Lotumbe, Wangata, Ingende, Lolango-Mampoko, Lilanga-Bobangi, Monieka, Bolenge e Bomongo.
Desde o início da epidemia, o número acumulado de viajantes verificados (medição de temperatura) nos postos de controlo de saúde foi de 915 mil 800.
Até ao momento, 19 pontos de entrada e controlo sanitário foram instalados, na província de Equador, para proteger as áreas vizinhas, bem como outras grandes cidades do país e prevenir a propagação da epidemia em países vizinhos.
-0- PANA KON/TBM/MAR/IZ 06set2020