Agência Panafricana de Notícias

RD Congo suspende cooperação militar com Bélgica

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A República Democrática do Congo (RDC) suspendeu o acordo de cooperação militar com a Bélgica, soube-se de fonte governamental belga.

Segundo um comunicado relativo a uma nota oficial dirigida para o efeito ao adido militar da embaixada da Bélgica em Kinshasa, em virtude deste acordo, o Exército belga, que garante atualmente várias missões de formação de tropas congolesas em Kindu e Likasi (no leste do país, deve suspendê-las.

Ignora-se de momento se os oficiais reformados belgas que treinam guardas congoleses do Parque Nacional de Virunga, no leste do país, devem igualmente deixar a RD Congo.

Selgundo a fonte, o Governo congolês não digere a ingerência do ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, nos assuntos internos congoleses.

De facto, recentemente, Reynders declarou que a nomeação pelo Presidente congolês, Joseph Kabila, de Bruno Tshibala, como primeiro-ministro não se conformou com a letra nem com o o espírito do acordo de São Silvestre de partilha de poder entre a Maioria Presidencial e a oposição durante o período de transição de um ano até aos finais de 2017.

Para o Governo congolês, trata-se de uma intrusão inaceitável da Bélgica nos assuntos internos congoleses.

-0- PANA AK/JSG/DD 17abril2017