Agência Panafricana de Notícias

RD Congo solicita extradição de general preso no Congo Brazzaville

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O ministro da Comunicação e Imprensa e porta-voz do Governo da RD Congo, Lambert Mende, disse esperar que o Congo Brazzaville extradite o general Faustin Munene, antigo chefe do Estado-Maior das Forças Aéreas das Forças Armadas da RD Congo (FARDC), detido em Ponta Negra, capital económica do Congo Brazzaville.

O porta-voz do Governo, que confirmou a sua detenção, desejou que o general Munene, que estava a ser procurado pela justiça militar da RDC, possa responder às numerosas acusações.

Lambert Mende citou os eventos ocorridos no ano passado em Kikwit, na província de Bandundu (oeste da RDC), onde houve um ataque contra um paiol de armas que ocasionou morte de homens.

O porta-voz do Governo disse estar confiante que o general será entregue à justiça militar da RDC, tanto mais que a RDC acabava de fazer um gesto análogo ao entregar à justiça do Congo um criminoso que estava refugiado em Kinshasa.

O ministro da Comunicação e Imprensa declarou igualmente que Ondjani, chefe da rebelião dos Enyele levada a cabo no início do ano passado na província do Equator (noroeste da RDC) e que está preso em Brazzaville, será igualmente entregue à justiça da RDC.


-0- PANA LAPS/TBM/SOC/MAR/TON 20jan2011