Agência Panafricana de Notícias

RD Congo saúda organização de conferência internacional sobre Simon Kimbangu

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A República Democrática do Congo (RDC) saudou a organização em Kinshasa duma conferência internacional sobre Simon Kimbangu, o fundador da Igreja kimbanguista, declarou esta segunda-feira o vice-primeiro-ministro congolês, Simon Bulupiy.

Ele sublinhou o compromisso do fundador desta Igreja no cumprimento da sua missão pastoral e de despertar a consciência do homem negro.

Bulupiy afirmou que Simon Kimbangu é uma figura emblemática que merece ser considerada como um património da humanidade.

A conferência de cinco dias, iniciada domingo último em Kinshasa, reúne cerca de 70 personalidades científicas, políticas, religiosas e diplomáticas provenientes de vários países de África, da Europa e da América do Sul.

À margem deste encontro realizam-se exposições de fotos, de livros e doutros objetos artísticos ligados à história da Igreja kimbanguista e ao comércio de escravos.

O Supremo Tribunal Militar de Kinshasa anulou sexta-feira última o julgamento do Conselho de Guerra de Thysville que condenou Simon Kingangui à pena capital, a 3 de outubro de 1921, e alguns dos seus companheiros a penas que vão de dois a 20 anos de prisão.

-0- PANA KON/AAS/FK/DD 25julho2011