Agência Panafricana de Notícias

RD Congo repatria 397 refugiados angolanos

Kinshasa, RD Congo (PANA) – Um total de 397 refugiados angolanos serão repatriados sexta-feira próxima para o seu país de origem durante o lançamento oficial na cidade de Kimpese, no Baixo Congo (sudoeste da RD Congo) , duma operação de repatriamento voluntário, indica um comunicado transmitido quarta-feira à PANA.

A caravana, a primeira das sete previstas no Baixo Congo, será constituída por refugiados angolanos que exprimiram a vontade de regressar ao seu país de origem, sublinha o comunicado.

Uma forte delegação da Comissão Nacional para os Refugiados (CNR), liderada pela sua secretária permanente, Berthe Zinga Ilunga, vai deixar Kinshasa quinta-feira para Kimpese, com vista a participar no lançamento oficial desta operação que será presidida sexta-feira pelo vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, Segurança, Desenvolvimento e Administração do Território, Adolphe Lumanu Mulenda Bwana N’sefu.

Do lado angolano, a delegação será liderada pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.

Este repatriamento foi decidido durante a reunião tripartida entre a RD Congo, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e Angola organizada em Luanda de 24 a 25 de outubro de 2011.

Cerca de 20 mil refugiados angolanos confirmaram a intenção de regressar voluntariamente ao seu país no termo de vários anos de exílio na RD Congo.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/TON 03nov2011