RD Congo regista três pacientes afetados por Ébola
Kinshasa, RD Congo (PANA) - Três profissionais de saúde foram infetados pela doença do vírus de Ébola, desde o aparecimento da epidemia a 1 de julho corrente até à última quarta-feira, 15 de julho, relata o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiologica desta doença.
transmitida quinta-feira à PANA.
Desde a declaração desta décima primeira (11.ª) epidemia de Ébola na RD Congo, a 1 de junho último, o número acumulado de casos é de 54, dos quaais 51 confirmados e três prováveis, de acordo com o mesmo documento a que a PANA teve acesso.
No total, prossegue o boletim, houve 21 mortes (18 de casos confirmados e três de casos prováveis) e 14 recuerados.
A fonte indica igualmente que dois novos casos confirmados de Ebola, notados quarta-feira última, 15 de julho, na zona de saúde de Bikoro, em Kalamba.
Nenhuma nova morte foi registada entre os casos confirmados.
Além disso, três pacientes curados sairam dos centros de tratamento de Ebola (CTE), dos quais dois em Bikoro e um Wangata.
Atualmente, seis zonas de saúde são afetadas por esta doença na província de Equateur (norte), depois do surto desta décima primeira epidemia de Ébola na RDC, a 1 de junho de 2020.
Trata-se de Bikoro (14 casoss confirmados, dos quais quatro mortes), Bolamba (seis confirmados), Iboko (três confirmados), Mbandaka (10 confirmados, incluindo quatro mortes), Lotumbe (dois casos confirmados) e Wangata (dois confirmados, incluindo duas mortes)
Segundo a mesma fonte, oito mil 758 pessoas foram imunizadas com a vacina rVSV-ZEBOV-GP, desde o início da vacinação a 05 de junho de 2020 até 02 de julho corrente.
-0- PANA KON/IS/MAR/DD 17julho2020