RD Congo regista sete óbitos ligados à covid-19
Kinshasa, RD Congo (PANA) - Sete novos casos de mortes ligadas à covid-19 (coronavírus) foram registadas só sábado último em Kinshasa, dos quais seis em centros de tratamento e os restantes no seio da comunidade, relatou o boletim diário do Secretariado Técnica do Comité Nacional de Resposta Multissetorial à Pandemia da Covid-19, transmitido à PANA no domingo.
De acordo com este relatório, o número acumulado de mortes na RD Congo aumentou para 661 casos, incluindo 660 confirmados e um provável.
Segundo a fonte, o Secretariado Técnico do Comité Multissetorial de Resposta à Covid-19 informa também que 156 novos casos confirmados foram detetados no mesmo sábado na RDC, após análises de 728 amostras testadas, incluindo 112 em Kinshasa, 28 em Alto-Katanga (extremo sudeste dos país), 15 em Kivu-Sul (leste) e um em Tshopo (nordeste).
Além disso, duas novas curas foram notificadas no mesmo dia de sábado, 23 de janeiro de 2021, no CTCo, entre pessoas acompanhadas em casa em Kinshasa, ou seja um total de 14 mil 905 curas.
Entre estes recuperados, alguns foram tratados em centros de tratamento Covid (CTCo) e outros foram acompanhados em casa.
Desde a declaração do surto na RDC, foram assinalados 21 mil 869 casos positivos até ao momento, incluindo 21 mil 868 confirmados em laboratório e um provável.
Vinte e duas sobre 26 províncias da RDC estão afetadas por esta epidemia.
O Secretariado Técnico do Comité Nacional de Resposta Multissetorial à Pandemia daCovid-19 deplora cortes de energia constantes em vários centros de tratamento da covid-19.
O teste de covid-19 é gratuito na RD Congo, exceto para viajantes que, para o feito, devem pagar cada 30 dólares americanos.
-0- PANA KON/IS/MAR/DD 24janeiro2021