Agência Panafricana de Notícias

RD Congo proíbe publicidade em duas cadeias de TV privadas

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- Duas cadeias de televisão privadas que emitem a partir de Kinshasa, a Raga e a Mirador TV, foram proibidas de difundir qualquer programa publicitário por um período de 15 dias desde sábado 22 de Agosto de 2009, soube a PANA terça-feira.
Um comunicado da Alta Autoridade da Imprensa (AAI) indica que foi também suspensa a emissão "UD Elengi" da "Congoweb TV" no mesmo período.
A decisão da AAI, instância de regulação da imprensa congolesa que se reuniu no fim-de-semana passado sob a direcção do seu presidente, Primo Mukambilwa Bwami, deveu-se ao comportamento recidivo destes órgãos de comunicação em matéria de regulamentação da publicidade das bebidas alcoólicas.
Após várias sessões pedagógicas organizadas para a imprensa, advertências e outras interpelações formais para cumprir com as suas obrigações, nomeadamente a 21 de Julho último, estas cadeias parecem ter optado pelo desafio à autoridade ao dedicar-se a uma "intoxicação" publicitária, expondo a juventude à depravação, estimou a instituição.
A Alta Autoridade da Imprensa, que projecta sanções ainda mais severas em caso de nova recidiva, conta com a colaboração do procurador da República junto do Tribunal de Grande Instância de Kinshasa para a efectividade destas medidas, singularmente da autoridade do Estado pela materialização da filosofia "Tolerância Zero" contra recalcitrantes.