Agência Panafricana de Notícias

RD Congo insta refugiados no Congo a regressar à pátria

Brazzaville, Congo (PANA) – O vice-primeiro-ministro e ministro do Interior e Segurança da RD Congo, Adolphe Lumanu Mulenda Bwana N’sefu, apelou aos seus compatriotas refugiados no departamento de Likouala, no norte do Congo Brazzaville, a regressar ao seu país.

"As condições de regresso estão reunidas", afirmou Adolphe Lumanu Mulenda Bwana N’sefu no termo duma visita aos seus compatriotas, aos quais exortou a regressar com vista a contribuir para a reconstrução do seu país.

Mais de 120 mil refugiados instalaram-se no Congo Brazzaville, nas localidades de Likouala, situadas ao longo do rio Ubangui, na sequência das violências interétnicas que eclodiram em dezembro de 2009 na província do Equador, na RD Congo.

Estes refugiados aspiram no seu conjunto a regressar à pátria contanto que as condições de segurança e de alojamento estejam reunidas.

Os Governos dos dois países e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) assinaram um acordo tripartido sobre o repatriamento dos refugiados da RD Congo, que estipula que o repatriamento dos refugiados deve ser voluntário e não forçado.

-0- PANA MB/JSG/FK/TON 29julho2011