Agência Panafricana de Notícias

RD Congo insiste na retirada da força onusina do seu território

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila Kabange, reitera o apelo do seu Governo para a retirada da força onusina do país.

"Vinte anos após o envio das forças onusinas à RD Congo e, devido aos seus resultados largamente mitigados no plano operacional, o Governo congolês reitera a sua exigência do início efetivo e substancial da retirada desta força multilateral", indicou Kabila no seu discurso, do alto da tribuna da 73ª assembleia geral das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Reafirmou o compromisso da RD Congo de estar sempre do lado das Nações Unidas enquanto esta "continuar do nosso lado, pois ela representa o corolário mais concreta dos esforços de todos para a paz e o bem-estar do nosso planeta".

Congratulou-se com os progressos realizados pela RD Congo que, há alguns anos, sublinhou, « foi reduzida à posição de "Estado falido mas que, hoje, mostra ambições de emergência incontestáveis na medida em que os sinais económicos, de segurança e políticos são encorajadores".

Kabila reconheceu, no entanto, que os desafios que se erguem diante do seu país não são pequenos fisando no entanto que os mesmos não podem diminuir a sua fé num futuro radioso para a RDC.

-0- PANA KON/TBM/FK/DD 26set2018