Agência Panafricana de Notícias

RD Congo condiciona exploração de petróleo no Parque de Virunga

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN) condicionou a execução do projeto de exploração de petróleo no Parque Nacional de Virunga, no leste da RD Congo, pela empresa petrolífera italiana SOCO International ao respeito da lei em matéria de conservação da natureza, afirmou o seu diretor provincial no Kivu Norte, Emmanuel Demeraude.

Emmanuel Demeraude fez esta declaração quinta-feira no termo dum encontro com o gestor da empresa SOCO International para África, Serges Lescaut, em Rumangabo, a 50 quilométros da cidade de Goma.

Serges Lescaut, que está em missão nesta localidade no quadro deste dossiê, afirmou que ele ainda não recebeu das autoridades congolesas o certificado de acessibilidade ambiental para a implantação da sua empresa.

Ele deplorou as dificuldades que os seus peritos encontraram durante os trabalhos de exploração efetuados no setor do Parque de Virunga, pois o bloco 5 está em grande parte situado neste parque.

Os peritos ambientais locais exprimiram as suas preocupações e exigiram um estudo independente de impacto ambiental, alegando que o projeto apresenta ameaças de extinção duma parte da biomassa desta área protegida.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Irina Bokova, exprimiu as mesmas preocupações durante uma visita na semana passada a Kinshasa.

-0- PANA LAPS/JSG/FK/TON 21jan2011