Agência Panafricana de Notícias

RD Congo chama embaixadora no Congo Brazzaville

Kinshasa, RD Congo (PANA) – A República Democrática do Congo (RDC) convocou a sua embaixadora no Congo Brazzaville, Esther Kirongozi, indica um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros enviado sábado à PANA.

O comunicado não precisa as razões da convocação da embaixadora, mas segundo fontes independentes o ataque de 27 de fevereiro passado contra a residência do Presidente Joseph Kabila estaria na origem desta divergência entre a RDC e o vizinho Congo Brazzaville.

Segundo estas fontes, os assaltantes que atacaram uma das residências do Presidente Joseph Kabila e um campo militar que alberga uma das mais importantes bases logísticas das Forças Armadas da RD Congo (FARDC) teriam vindo de Brazzaville e seriam homens do ex-general das FARDC e antigo chanceler das ordens nacionais, Faustin Munene, detido desde janeiro de 2011 na capital do Congo.

A RD Congo negoceia com o seu vizinho a extradição de Ondjani, chefe militar dos insurgentes Enyele que atacaram, em abril de 2010, a cidade de Mbandaka (noroeste), bem como a do ex-general Munéné, acusado de ter dirigido, em janeiro passado, operações de desestabilização na região do Baixo-Congo (sudoeste).

No entanto, o Presidente Denis Sassou Nguesso do Congo Brazzaville opôs-se pessoalmente à extradição dos dois generais.

-0- PANA KON/JSG/MAR/TON 26março2011