RD Congo acumula sete mil 660 casos confirmados de coronavírus
Kinshasa, RD Congo (PANA) - Cento e dezanove novos casos de doença de coronavírus (covid-19) foram notificados segunda-feira na República Democrática do Congo, ou seja, um acumulado de sete mil 660 casos, soube a PANA de fonte oficial em Kinshasa.
Deste total, 79 foram detetados em Kinshasa, 23 em Alto-Katanga (extremo sudeste), oito em Kongo Central (oeste), oito em Lualaba (nordeste) e um em Tshopo (sul), relata o boletim diário do Secretariado Técnico do Comité Multissetorial Nacional para a Resposta à Covid-19 entregue à PANA.
Foram notadas no mesmo dia uma nova morte entre os casos confirmados, e 10 novas curas, de acordo com o documento.
Desde a declaração da epidemia, houve um total de sete mil 660 casos, dos quais sete mil 659 confirmados em laboratório e um provável.
Até à data, houve 183 mortes e três mil 236 curas, estando, atualmente, sob investigação 51 casos suspeitos.
Segundo a mesma fonte, 109 casos confirmados de covid-19 no Kivu-Sul, detetados localmente em Bukavu, no quadro da descentralização e ainda não relatados, foram integrados nos casos acumulados ao nível nacional.
Este é o resultado duma reunião por teleconferência sobre a harmonização dos dados epidemiológicos entre a Coordenação Nacional e a Coordenação Provincial da Resposta à Covid-19 e o Escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Kivu-Sul.
Atualmente, 14 das 26 províncias da RD Congo estão afetadas por esta epidemia, designadamente Kinshasa (seis mil 584 casos), Kongo Central (337 casos), Alto-Katanga (260 casos), Kivu-Sul (254 casos), Kivu-Norte (137 casos), Lualaba (49 casos), Tshopo (13 casos), Alto-Uelé, no nordeste (11 casos), Kwilu, no oeste (quatro casos), Ubangi-Sul (três casos), Ituri, no leste (três casos), Equador, no norte (dois casos), Kwango, no sudoeste (um caso) e Alto-Lomami, no sul (um caso).
-0- PANA KON/BEH/MAR/DD 07julho2020