Quinze mortos em ataque terrorista no norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Pelo menos 15 pessoas foram mortas sábado à noite num ataque terrorista contra duas aldeias do norte do Burkina Faso, anuncia um comunicado publicado esta segunda-feira pelo ministério burkinabe da Defesa.
"As aldeias de Sagho e Toekodogo, na comuna de Barsalogo (centro-norte) foram objeto de ataques terroristas, sábado à noite, 22 de junho de 2019, perpetrados por homens armados não identificados”, lê-se na nota assinado pelo ministro burkinabe da Defesa, Moumina Cheriff Sy.
"Estes ataques causaram infelizmente a morte de 15 pessoas, das quais 13 em Sagho e duas em Toekodogo. Três lojas e uma dezena de motos foram igualmente incendiadas”, precisa o comunicado.
Segundo o ministério da Defesa, "alertadas, unidades das forças de defesa e segurança desdobraram-se imediatamente no local, pondo assim em debandada grupos armados terroristas".
Nesta mesma localidade, um ataque contra a comunidade Fula (criados de gado) fez, em janeiro último, 15 mortos, segundo o Governo, contra mais de 200 avançados pela sociedade civil, na aldeia de Yirgou, refere-se.
De 4 de abril de 2015 a 16 de junho de 2019, o Burkina Faso registou 283 ataques terroristas, que fizeram 524 mortos e 308 feridos, segundo um relatório do ministério burkinabe da Defesa Nacional e Antigos Combatentes.
Estes ataques também provocaram vários milhares de deslocados internos.
Pelo menos 17 pessoas foram mortas terça-feira à noite num ataque terrorista perpetrado contra civis na aldeia de Beleidé, na comuna de Tongamael, no norte do Burkina Faso.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 24junho2019