Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Quinze pessoas morreram, quinta-feira, num ataque armado contra a aldeia de Dibilou, no centro-norte do Burkina Faso, anunciou sábado o governador desta região, Casimir Segeda.
"Quinta-feira, indivíduos armados não identificados fizeram incursão na aldeia de Dibilou, disparando contra a população. Segundo as forças de defesa e de segurança, o balanço é de 15 mortos e de um mercado incendiado”, indicou o governador num comunicado.
Fontes locais, o incidente provocou uma onda de pessoas deslocadas e um pânico nas aldeias do distrito que resultou na evacuação das mesmas pelos seus habitantes, indicou uma fonte local.
O governador da região do centro-norte apresentou as suas condolências às famílias enlutadas e convidou as populações estarem calmas e colaborarem com as forças de defesa e de segurança”, para fazerem face a esta barbárie”.
O Burkina Faso faz face a um recrudescimento de ataques terroristas desde 2015, que já fizeram perto de 500 mortos e milhares de deslocados, apesar de grandes operações militares de grande envergadura nestas regiões para porem cobro estas tragédias.
Consequentemente, várias províncias do país estão sob estado de emergência, desde janeiro de 2019, indica-se.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 28julho2019