Túnis, Tunísia (PANA) – Quinze emigrantes clandestinos foram intercetados terça-feira à noite ao largo das costas tunisinas, quando tentavam rumar para a Itália, soube a PANA de fonte de segurança no local.
Os 15 emigrantes, entre eles homens e mulheres, subsarianos, de idades compreendidas entre os 26 e os 30 anos, foram detidos e suas bagagens, dinheiro e documentos pessoas, apreendidos por unidades da Marinha Tunisina.
Uma equipa da Marinha Tunisina deteve, quinta-feira passada, 19 migrantes clandestinos a bordo dum navio, que buscavam rumar para a Itália, segundo as suas declarações.
Quinta-feira última, 19 emigrantes clandestinos foram surpreendidos a bordo de uma embarcação pneumática que também, a partir das costas tunisinas, se dirigia para as costas italianas, de acordo com a mesma fonte.
A 9 de julho último, as autoridades de segurança tunisinas abortaram uma tentativa de emigração clandestina para a Itália, que envolvia 90 pessoas de diferentes nacionalidades africanas, referiu a fonte.
Segundo um relatório do Fórum Tunisino dos Direitos Económicos e Sociais, divulgado recentemente, mil e 10 Tunisinos chegaram à Itália e à Espanha durante o primeiro semestre de 2019.
Durante o mesmo período, lê-se no documento, as autoridades tunisinas conseguiram abortar mil e 266 outras ações similares.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/DD 24julho2019