Agência Panafricana de Notícias

Quenianos chamados a construir novo país após referendo

Nairobi- Quénia (PANA) -- O Presidente queniano, Mwai Kibaki, exortou os seus compatriotas a desempenharem eficazmente o seu papel quer individual quer coletivamente a fim de construir um novo país em virtude da nova Constituição adotada maciçamente durante o referendo da semana passada.
Ao prestar homenagem aos Quenianos por terem exercido o seu direito democrático e participado no referendo nacional, o Presidente Kibaki indicou que a entrada em vigor da nova Constituição renovará a esperança do país de se tornar numa nação de rendimento médio como apresentado no programa Visão 2030.
O chefe de Estado queniano falava em Mombasa, no litoral, durante a abertura oficial da cerimónia Mombasa ASK Show 2010.
Dos 12 milhões 400 mil eleitores inscritos, seis milhões 92 mil 593 votaram a favor da nova Constituição, ao passo que dois milhões 795 mil 59 votaram contra.
Assim, no total, 66,9 porcento dos eleitores votaram por esta nova lei fundamental contra 30,6 porcento.
Kibaki notou com satisfação que a aprovação maciça da nova Constituição pelos Quenianos é uma prova clara do seu desejo de ver a emergência dum Quénia novo e reafirmou o seu compromisso e o seu apoio total "a esta marcha para o renascença nacional".
Kibaki sublinhou que a nova Constituição representa um passo enorme e audacioso para a transformação do país, acrescentando no entanto que falta muita coisa por fazer.
Sobre o desenvolvimento económico da província costeira de Mombassa, Kibaki apresentou diferentes programas de desenvolvimento das infraestruturas que o Governo está a empreender para atrair investidores e melhorar a comunicação e os intercâmbios com o resto do mundo.
Entre estes programas, Kibaki citou o novo Projeto de Desenvolvimento Costeiro no Quenia, fruto da colaboração entre o Governo e o Banco Mundial (BM).
Ele disse igualmente que projetos estavam numa fase avançada para a construção dum outro porto em Lamu, a expansão do porto de Kilindini e a introdução duma facilidade de entreposto em Dondo Kundu.
O estadista queniano reafirmou o compromisso do Governo de melhorar as infraestruturas, como pilar do desenvolvimento económico.
Kibaki disse que a sua administração consagrou cinco biliões de xelins (mais de 62 milhões de dólares americanos) ao orçamento da construção de estradas na região costeira.
Ele acrescentou que o Governo identificou eixos rodoviários importantes que estão na fase de conceção, nomeadamente a estrada Voi-Mwatate-Taveta Road, a autoestrada Dongo-Kundu e a estrada Malindi-Mombasa-Lunga-Dar-es-Salaam (Tanzânia).