Agência Panafricana de Notícias

Queniano Kimetto bate recorde do mundo de maratona

Nairobi, Quénia (PANA) - Dennis Kimetto do Quénia bateu o recorde do mundo da maratona domingo na corrida BMW de Berlin, na Alemanha, com um cronómetro de 02:02:57, no termo duma competição dominada pelos Africanos.

O cronómetro de Kimetto no Gold Iaaf Road Race desceu 26 segundos do tempo anterior, estabelecido durante a mesma corrida o ano passado por um outro Queniano, Wilson Kipsang, soube-se da Federação Internacional do Atletismo (IAAF), instância dirigente do atletismo mundial.

O seu compatriota Emmanuel Mutai classificou-se segundo, igualmente dentro do anterior recorde do mundo, com um tempo de 02:03:13 seguido pelo Etíope Abera Kuma, chegado no terceiro lugar com um tempo de 2:05:56.

"Sinto-me bem, porque venci uma corrida muito difícil. Senti-me em forma desde o início da corrida e nos últimos quilómetros, senti que podia ganhar e bater o recorde", declarou Kimetto aos jornalistas.

A proesa de Kimetto na capital alemã constitui igualmente o tempo mais rápido nunca realizado numa corrida de maratona, pulverizando o recorde de 2:03:02 realizado pelo seu compatriota Geoffrey Mutai, em 2011.

A PANA soube que os atletas africanos obtiveram igualmente o primeiro e o segundo lugares em femininos com a vitória da Etíope Tirfi Tsegaye, com um tempo de 2:20:18 realizado, seguida pela sua compatriota Feyse Tadese que realizou um tempo de 2:20:27.

-0- PANA SEG/ASA/BEH/MAR/IZ 29set2014