Agência Panafricana de Notícias

Quénia solicita apoio aos planos de luta contra terrorismo

Nairobi, Quénia (PANA) – O Governo queniano pediu apoio aos seus planos contra o terrorismo, nomeadamente a luta contra o tráfico internacional de droga, o tráfico de humanos e a circulação ilícita de fundos que contribuem para alimentar as atividades dos grupos terroristas que procuram criar um Estado Islâmico na região da África Oriental.

O Vice-Presidente queniano, William Ruto, declarou que o seu Governo está determinado a vencer os grupos terroristas internacionais aliados à rede da Al-Qaeda, que desencadeou uma luta pela sua sobrevivência, após o lançamento duma ofensiva militar severa no interior da Somália, para eliminar os militantes do grupo Al-Shabaab que desestabilizam o Quénia.

"A ameaça do terrorismo ficou complicada pelo tráfico internacional de armas e pela facilidade de transferência de dinheiro. Isto alimenta o fluxo de combatentes provenientes da Europa e da Ásia que estão aqui para continuar os seus ideais perigosos (terrorismo)", declarou quinta-feira o responsável queniano.

Ele falava durante uma conferência regional sobre a luta contra o extremismo violento que se realizam de 25 a 28 de junho corrente, no Quénia, para discutir sobre os meios de lutar contra o extremismo violento.

As discussões concentram-se na destruição do processo de recrutamento do Al Shabaab que permite aos seus militantes juntar-se às frentes do movimento extremista.

Ruto indicou que a milícia Al Shabaab utiliza as cadeias e as comunidades locais como campo de recrutamento para os jovens no terrorismo.

"Esta conferência espera identificar a pertinência operacional dos nossos esforços no Corno de África", declarou a secretária principal do Ministério queniano do Interior, Monica Juma, durante a abertura da conferência.

A conferência contra o terrorismo organizado em Nairobi, capital queniana, deverá elaborar um programa de discussões para a próxima cimeira da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a Luta contra o Extremismo Violento.

-0- PANA AO/VAO/AKA/TBM/SOC/FK/IZ 26junho2015