Quénia recompensa desportistas mais destacados em 2020
Nairobi, Quénia (PANA) - O atacante da equipa nacional sénior da seleção nacional de futebol do Quénia, Michael Olunga, foi nomeado a Personalidade desportiva masculina mais notável do ano 2021 do Quénia.
O título feminino foi conquistado por Perez Jepchirchir, o recordista mundial da meia-maratona.
Jepchirchir, 27 anos de idade, bateu o recorde mundial para a meia-maratona de Praga, a 05 de setembro de 2020, em 1:05:34.
Ela bateu o recorde de 1:06:11 estabelecido pela Etíope Netsanet Gudeta, no ampeonato mundial de meia maratona, em 2018.
Olunga e Jepchirchir foram celebrados na cerimónia anual de entrega de prémios da Personalidade Desportiva do Ano (SOYA), que ocorreu em Naivasha, 100 quilómetros a noroeste da capital queniana, Nairobi.
Olunga, que jogou anteriormente no campeonato japonês da Primeira Divisão, Kashiwa Reyson, juntou-se ao clube do Qatar Al Duhail SC, onde marcou quatro vezes.
A cerimónia foi, em grande parte, num clima de discrição, uma vez que os organizadores reduziram as categorias em competição devido ao congelamento mundial das atividades desportivas causado pelo surto da pandemia do coronavírus.
Embora o ano 2020 tenha sido perturbado pela pandemia, Olunga teve um ano excecional, tornando-se no artilheiro do Kashiwa Reysol, na sua primeira temporada na Primeira Divisão japonesa.
As suas façanhas valeram-lhe uma grande mudança para o Qatar.
-0- PANA DJ/MA/BAI/IS/DIM/IZ 23fev2021