Quénia quer desenvolver sua Agenda Big 4 na TICAD VII
Nairobi, Quénia (PANA) – O Quénia fará avançar a sua agenda Big 4 e solicitará os investidores na VII Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD) iniciada esta quarta-feira, em Yokohama, no Japão.
A Presidência queniana indicou, num comunicado de imprensa, que o país espera melhorar as suas relações bilaterais com o Japão, durante este evento de três dias que termina a 30 de agosto corrente.
A Agenda Big 4 do Quénia representa um vasto plano de desenvolvimento do país que se baseia em quatro projetos designadamente um melhor acesso ao alojamento, garantir a cobertura doença universal, a transformação industrial da economia e a autosuficiência alimentar.
O Serviço de Comunicação Estratégica da Presidência (PSCU) sublinhou que o Quénia pretende reforçar os seus laços bilaterais, e consolidar a sua cooperação com o Japão em diferentes setores da economia.
A TICAD VII realiza-se sob o lema « Fazer Avançar o Desenvolvimento de África através das Pessoas, da Tecnologia e da Inovação”.
O encontro permitirá ao Japão consolidar o seu interesse por África, face ao domínio acrescido da China sobre o continente.
Ao prosseguir a Agenda Big 4, o Quénia procura capitalizar os progressos da TICAD VI, organizada em 2016, em Nairobi.
A TICAD iniciou-se em 1990 com o objetivo de melhorar a agenda de desenvolvimento de África.
Os chefes de Estado do Quénia, da Somália, do Egito e de outros países africanos estão presentes nesta conferência.
-0- PANA DJ/AR/NFB/BEH/SOC/FK/IZ 29ago2019