Nairobi, Quénia (PANA) - O Quénia pede o apoio do Iémen e do Sudão do Sul à sua candidatura a membro não permanente do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), soube a PANA de fonte oficial em Nairobi.
O pedido foi expresso quinta-feira em Nairobi pelo Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, quando recebia em audiência o primeiro-ministro iemenita, Maeen Abdulmalik Saeed, e o chefe do Estado sul-sudanês, Salva Kiir.
O encontro Uhuru Kenyatta e Abdulmalik Saeed versou sobre várias questões de interesse comum, nomeadamente a emissão de vistos de entrada para cidadãos iemenitas no Quénia.
Os dois interlocutores discutiram igualmente sobre a candidatura do Quénia a um assento não permanente no CS da ONU nas próximas eleições, informou a Unidade de Comunicações Estratégicas da Presidência (PSCU).
Abordaram igualmente aspetos atinentes à paz e à situação de segurança no Médio Oriente e ao impacto da estabilidade do mundo árabe na África Oriental, particularmente no Quénia.
Durante a audiência concedida ao seu homólogo sul-sudanês, o Presidente Kenyatta foi informado sobre o processo de paz no Sudão do Sul, onde, refere-se, a estabilidade política continua a ser um problema.
Os dois líderes enfatizaram a importância da paz no Sudão do Sul, como uma componente essencial da estabilidade regional, disse a PSCU.
-0- PANA AO/VAO/ASA/TBM/DIM/DD 31maio2019