Agência Panafricana de Notícias

Quénia dissolve Conselho de Administração do Comité dos Cereais

Nairobi- Quénia (PANA) -- O ministro da Agricultura do Quénia, William Ruto, dissolveu o Conselho de Administração do Comité Nacional dos Cereais e Produtos Agrícolas (CNCPA) e designou um novo conselho, soube-se de fonte oficial no local.
Em entrevista à imprensa, Ruto explicou que a medida visa injectar profissionalismo na gestão desta estrutura que, desde há muito tempo, esteve no centro de controvérsias em torno de questões ligadas à segurança alimentar no país.
O novo Conselho é presidido por Jimnah Mbaru, que será coadjuvado na sua tarefa pelos especialistas em economia rural, Adrian Mukhebi, Elias Bare Shill, Rozzah Akinyi Buyu, Mohammed Islam Ali, e Timothy Busienei.
No âmbito de uma série de medidas visando racionalizar as actividades do comité, o ministro Ruto reduziu a presença do CNCPA de 14 para 4 departamentos e exonerou dois directore-gerais.
Dos 17 administrador, 12 foram levados à reforma antecipada ou despedidos pura e simplesmente, de acordo com a mesma fonte.
"Mesmo depois de ter tomado estas medidas, todos os que são implicados nas malversações serão processados e inculpados por este délito", prometeu Ruto, quando respondia a uma pergunta sobre a atitude a tomar se o resultado das investigações apontar um dedo acusador a um dos administradores já despedidos.
Ao anunciar estas mudanças, o responsável queniano disse que os empregados vão beneficiar de um aumento salarial de 40 por cento para atrair uma mão-de-obra de qualidade para o comité saído do sector privado.
O ministro da Agricultura indicou, no entanto, que a nova equipa vai ajudar a racionalizar as actividades do CNCPA.