Agência Panafricana de Notícias

Quénia com 4,45% de inflação

Nairobi, Quénia (PANA) – A taxa de inflação anual do Quénia passou de 3,67 porcento em janeiro para 4,45 porcento em fevereiro, devido principalmente à alta dos preços dos produtos alimentares locais e do custo da habitação, indicou quinta-feira o Gabinete Nacional de Estatísticas do Quénia (KNBS).

O KNBS ressaltou que o custo dos produtos de consumo corrente como as bebidas alcoólicas aumentou 1,29 porcento enquanto o do vestuário registou uma alta de 0,21 porcento.

Os preços dos principais produtos alimentares registaram a mais forte alta com 7,52 porcento para o leite e 8,76 porcento para os legumes.

Segundo James Gatungu, diretor de produção das estatísticas, entre janeiro e fevereiro, os preços dos produtos alimentares e não alimentares foram os que mais contribuíram para o crescimento da inflação anual.

"É a consequência das altas e das baixas dos preços dos produtos alimentares, da habitação, da água, da eletricidade e do gás, que registaram em média uma alta de 0,39 porcento», disse Gatungu.

A subida da inflação para 20 porcento em 2011 conduziu à alta do custo dos empréstimos até 30 porcento, afetando amplamente o crescimento económico do país.

-0- PANA AO/VAO/LSA/AAS/SOC/CJB/IZ 1mar2013