Agência Panafricana de Notícias

Quénia candidata-se à organização da TICAD em 2016

Nairobi, Quénia (PANA) - O Quénia exprimiu o seu interesse em acolher a Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano (TICAD) em 2016, declarou a ministra queniana dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional.

Amina Mohammed anunciou o interesse do Quénia à margem da Cimeira da União Africana (UA) encerrada sábado último em Addis Abeba, na Etiópia.

Falando com o vice-ministro parlamentar japonês, Takashi Uto, a governante queniana declarou que o Quénia manterá encontros bilaterais com a Gâmbia, o outro país com um enorme interesse na organização da TICAD para alcançar um acordo.

O Quénia já concluiu um acordo com a Etiópia, que havia mostrado interesse mas se retirou depois.

Amina Mohammed garantiu ao governante japonês o compromisso do Quénia de acolher a conferência pela primeira vez em África.

O Japão declarou que ele vai transferir a Cimeira da TICAD para África pela primeira vez no próximo ano e pediu aos países interessados para se entender com urgência para facilitar a planificação da cimeira.

A TICAD realiza-se cada cinco anos com o objetivo de promover o diálogo político de alto nível entre os líderes africanos e os parceiros de desenvolvimento.

Até agora, este é o sinal mais forte do compromisso do Japão a longo prazo para favorecer a paz e a estabilidade em África graças a uma parceria de colaboração.

-0- PANA DJ/SEG/MTA/TBM/FK/TON 02fev2014