Agência Panafricana de Notícias

Quénia assina acordo de parceria económica com União Europeia

Nairobi, Quénia (PANA) – O Quénia assinou um Acordo de Parceria Económica (APE) com a União Europeia (UE) para permitir aos exportadores locais de flores cortadas e produtos hortícolas retomarem o seu comércio, declarou terça-feira o Ministério queniano dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional.

« A conclusão com êxito das negociações permitirá ao Quénia continuar a beneficiar de um acesso gratuito e sem despesas aduaneiras ao mercado europeu », segundo a mesma fonte.

O APE definirá os futuros acordos comerciais entre os países africanos e europeus e é considerado pela UE como uma parceria comercial mais recíproca.

Permite igualmente aos produtores europeus de máquinas exportarem para África, com menos obstáculos que precedentemente na importação de máquinas.

Funcionários desta instituição queniana declararam que os três domínios pendentes, nomeadamente as taxas sobre a exportação, as subvenções da exportação e a relação entre o Acordo de Cotonou e os APE, foram aprovados a favor do Quénia.

Os horticultores do Quénia e agricultores de imensas fazendas florais do país ameaçaram wemigrar-se para a Etiópia, que não foi afetada pela expiração do prazo fixado para a negociação dum novo APE.

O Acordo de Cotonou, assinado a 23 de junho de 2000, definiu o comércio entre a UE e os países africanos, mas foi julgado incompatível com as políticas da Organização Mundial do Comércio (OMC) de liberalização do comércio mundial devido à obrigação de preferência para os Estados africanos.

-0- PANA AO/VAO/AKA/IS/IBA/MAR/DD 15out2014