Agência Panafricana de Notícias

Quénia adere a esforços internacionais para combate ao terrorismo

Nairobi, Quénia (PANA) - O Governo queniano prometeu aderir à luta levada a cabo a nível internacional contra o terrorismo, depois dos ataques mortíferos ocorridos sexta-feira última à noite em Paris, a capital francesa, cujo balanço se estima em 128 mortos.

Num comunicado do Ministério queniano dos Negócios Estrangeiros, publicado neste fim de semana, lê-se que, enquanto país que sofreu, no passado, ataques terroristas mortíferos, o Quénia sente-se afetado por estes ataques em Paris e vai contribuir para a perseguição dos terroristas.

"À semelhança do povo queniano, todo o mundo deve mobilizar-se a favor dos nossos valores comuns e do nosso modo de vida escolhido", indica o chefe de Estado citado na nota.

"Reafirmamos hoje os valores democráticos simbolizados pela divisa francesa, designadamente liberdade, igualdade, fraternidade, e assumimos o compromisso de proteger estes valores contra aqueles que se recusaram a aceitar a diferença de crenças e de culturas numa humnidade comum e que, paradoxalmente, escolheram identidades constrangedoras, intolerantes, punitivas e mortíferas", acrescentou o comunicado.

Imediatamente depois dos ataques de Paris, o inspetor-geral da Polícia queniana, Joseph Boinnet, anunciou que a Polícia e outras forças de segurança estarão em alerta máxima em todo território nacional.

Atualmente, não há nenhuma confirmada presença de cidadãos quenianos entre as vítimas dos ataques de Paris, indica-se.

-0- PANA AO/AR/ASA/JSG/SOC/MAR/DD 15nov2015