Quénia aconselha calma face a relações tensas com Tanzânia
Dar es Salam, Tanzânia (PANA) – O embaixador do Quénia na Tanzânia, Dan Kazungu, apelou aos cidadãos dos dois países vizinhos para manterem a calma num momento em que os dirigentes se esforçam para resolver um conflito nascido de restrições fronteiriças.
Transmitindo terça-feira última uma mensagem do Presidente queniano, Uhuru Kenyatta, durante uma conferência de imprensa em Dar es Salam, Kazungu declarou que há uma necessidade urgente de se melhorar as relações entre os dois países.
« A Tanzânia é mais do que um vizinho do Quénia e não lhe desejamos nenhum mal. Devemos todos unir-nos contra um inimigo comum: o coronavírus», frisou o diplomata queniano.
O apelo do embaixador surge num momento em que as relações entre os dois países vizinhos estão tensas depois do encerramento, durante 30 dias, pelo Quénia, da fronteira comum, impondo restrições a motoristas de camiões provenientes da Tanzânia.
Declarou que os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países vão resolver, logo que seja possível, os enormes problemas resultantes deste incidente diplomático, para normalizarem as relações bilaterais.
« O Quénia e a Tanzânia continuam a ser bons amigos no meio desta pandemia mundial, e um esforço concertado contra a propagação da covid-19 será benéfico para os dois países”, frisou.
Nas últimas semanas, vários motoristas de camiões vindos da Tanzânia, que testaram positivos à covid-19, foram expulsos pelos principais postos fronteiriços enquanto estavam em trânsito para o Quénia.
Como se não bastasse, o Presidente Kenyatta exigiu, domingo último, o encerramento das fronteiras com a Tanzânia e a Somália, uma medida que, segundo ele, se impunha tendo em conta o aumento do número de casos de covid-19 importados no país.
No dia seguinte, Martine Shigela, comissário regional de Tanga na Tanzânia, anunciou uma interdição de entrada no seu território para camionistas do Quénia, “a fim de conter a propagação do coronavírus”, a partir do Quénia.
-0- PANA EBM/VAO/ASA/IS/MAR/DD 20maio2020