Agência Panafricana de Notícias

Quénia acolhe reunião de peritos marítimos africanos

Mombasa, Quénia (PANA) - Uma reunião de peritos marítimos e registadores de navios de África realizar-se-á de 3 a 5 de outubro próximio em Mombasa, no Quénia, soube-se de fonte oficial no local.

O encontro visa lançar um plano diretor para garantir o regresso do continente ao seio da indústria marítima mundial a fim de que ele possa assumir o seu lugar legítimo na comunidade das nações marítimas, de acordo com a fonte.

A conferência, que será aberta pelo ministro queniano dos Transportes, Amos Kimunya, será organizada pela Autoridade Marítima do Quénia (KMA), pela Autoridade Sul-Africana de Segurança Marítima (SAMSA) e pela Associação Africana dos Proprietários de Navios (ASA) com o apoio da Organização Marítima Internacional (IMO).

O fórum segue-se contribuição insignificante do continente, em termos de investimentos globais, no setor marítimo, apesar do seu progresso em matéria de transporte marítimo de mercadorias e do desejo renovado duma descolagem estratégica no setor marítimo tal como inscrito na Carta Africana do Transporte Marítimo.

Além da elaboração dum Plano diretor para o relançamento da agenda marítima africana, a reunião defenderá igualmente o reforço da cooperação aos níveis regional e continental através das consultas constantes em que melhores práticas possam ser partilhadas entre partes interessadas.

A conferência servirá também de plataforma interativa de discussões, graças à partilha de experiências e de idéias sobre o melhor modo de permitir uma mudança fundamental nesta área.

Os debates incidirão, entre outros assuntos, sobre a política e a regulamentação marítimas, a melhoria do perfil marítmo dos países e a cooperação técnica integrada, bem como sobre as preocupações transversais dos proprietários de mercadorias e os proprietários de barcos.

As obras de construção naval, a exploração do gás e do petróleo, atividades portuárias, o ambiente marinho, o turismo marítimo e o financiamento dos investimentos marítimos em África serão ressaltados nesta ocasião, indica-se.

-0- PANA SEG/NFB/TBM/CJB/DD 26set2012