Quénia acolhe colóquio sobre situação nos Camarões
Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – Um colóquio sobre a situação política nos Camarões realizar-se-á em abril próximo no Quénia, anunciou um comunicado transmitido sexta-feira à PANA em Abidjan.
O objetivo do colóquio, uma iniciativa do Fórum Africano, é informar-se sobre os desafios atuais com que os Camarões estão confrontados, nomeadamente movimentos secessionistas na região anglófona, para dar um apoio à resolução pacífica destes problemas.
São 500 Camaroneses convidados a participar no colóquio, nomeadamente líderes de opinião, da sociedade civil, representantes do Governo dos Camarões, dos partidos políticos, sobas, organismos religiosos, diferentes grupos, jovens líderes e Camaroneses da diáspora.
As expetativas do Fórum Africano são trabalhar para estabelecer um diálogo aberto e honesto que será a pedra angular sobre a qual uma solução viável para a crise camaronesa poderá ser encontrada.
A 28 de agosto de 2019, o Fórum Africano criou um site web para o colóquio, uma plataforma para permitir aos Camaroneses contribuirem, partilhando seus pontos de vista sobre as causas e as soluções potenciais para as crises que afetam atualmente os Camarões.
O Fórum Africano é uma organização que agrupa antigos chefes de Estado e de Governo africanos e outras personalidaes africanas de proeminente.
A missão do Fórum, liderada pelo antigo Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, é apoiar a ação da União Africana (UA) no quadro das iniciativas que mobilizam o continente para atingir objetivos definidos no seu Ato Constitutivo.
Os Camarões estão abalados, desde 2016, por uma crise secessionista na parte anglófona, refere-se.
-0- PANA BAL/JSG/MAR/DD 17jan2020