Cotonou, Benin (PANA) – A nona edição da cimeira “Africidade” vai decorrer de 16 a 20 de novembro de 2021, em Kisumu, no Quénia, soube-se terça-feira de “Cidade e Governos Locais Unidos de África (CGLU), estrutura organizadora da cimeira.
A nova edição desta cimeira, que se quer um lanço de trocas e de reflexão privilegiada das coletividades locais africanas, vai consagrar-se ao papel das cidades intermediárias na aplicação da Agenda 2030 das Nações Unidas, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2063 da União Africana.
Esta cimeira decorre pela primeira vez numa cidade denominada "seundária" para dar uma visibilidade a esta categoria de cidade.
Para os organizadores do evento, esta escolha é ao mesmo tempo um sinal e uma mensagem. Trata-se de prestar uma atenção particularmente grande a estas coletividades territoriais que acolhem perto de um terço da população urbana do continente, e cujas taxas de crescimento são globalmente maiores que as observadas a nível das grandes cidades ou das pequenas cidades.
-0-PANA IT/BEH/MAR/IZ 18ago2010