Agência Panafricana de Notícias

Quatro soldados mortos em Benghazi durante eleições

Tripoli, Líbia (PANA) - O Estado-Maior-General das Forças Armadas líbias anunciou domingo, num comunicado, a morte de quatro soldados em Benghazi, no leste do país, onde garantiam a segurança das eleições.

Segundo o comunicado, "os mártires" Abdullah Hussein Al-Jweifi, Mohamed Mounir Al-Obeidi, Tarek Abdelfettah Fitouri e Mohamed Jumaa Ferjani foram mortos por desconhecidos que pertencem alegdadamente à "quinta coluna", que designa geralmente os apoiantes do coronel Kadafi.

Esta região viveu nos últimos dias tensões ligadas às eleições.

Apoiantes da autonomia desta região oriental da Líbia, da qual Benghazi é o bastião e que foi o epicentro da Revolução de 17 de Fevereiro, iniciaram ações para perturbar e boicotar as eleições do Congresso Nacional (Assembleia Constituinte), organizadas sábado neste país.

Quinta-feira passada, um voluntário da Comissão Eleitoral foi morto a bordo de um helicóptero que transportava material eleitoral após ter sido atingido por tiros de arma ligeira no aeroporto de Benghazi.

Antes, a sede da Comissão Eleitoral desta cidade foi pilhada assim como a da Comissão da cidade de Ajdabia, situada na mesma região.

Apesar destas tensões, as eleições foram organizadas sábado em todo o território líbio, exceto algumas assembleias de voto em que a votação ocorreeu domingo.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 9julho2012