Bamako, Mali (PANA) – Quatro soldados malianos em patrulha foram mortos, quinta-feira, durante um ataque perpetrado por homens armados não identificados em Diakera, na província de Mopti, no centro do Mali, soube a PANA de fonte de segurança em Bamako.
Os assaltantes montaram uma emboscada contra soldados das Forças Armadas Malianas que patrulhavam nesta zona onde atuam terroristas, para garantir a segurança das populações, de acordo com a fonte.
Não se sabe se houve mortos ou feridos do lado dos assaltantes, muito menos a identidade dos terroristas, meios que utilizaram nem a direção que tomaram após o assalto.
Reforços foram enviados ao local, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias exatas do sucedido e deter eventuais meliantes ou seus cúmplices, indicou a fonte.
A circunscrição de Tenenkou é alvo de ataques terroristas mortíferos, muitas vezes reivindicados pelo Katiba de Macina, movimento terrorista do predicador Fula Amadou Kouga, anunciado morto durante um ataque conjunto do Exército maliano e das forças francesas de Barkane numa floresta no centro do Mali.
Porém, este último desmentiu recentemente esta informação através dum vídeo.
Nesta zona, várias escolas continuam encerradas sob a ameaça de radicalistas muçulmanos que rejeitam a escola clássica.
Até os serviços de administração, em grande parte, permanecem quase ausentes.
-0- PANA GT/TBM/FK/DD 17maio2019