Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Quatro soldados burkinabes e nove combatentes voluntários da defesa da defesa da pátria (VDP) morreram quinta-feira numa emboscada contra um destacamento militar no centro-norte do Burkina Faso, anunciou o Exército num comunicado.
Uma unidade do destacamento militar de Bourzanga, que coordenou uma ação ofensiva com um grupo do VDP, respondeu corajosamente a uma emboscada montada por um grupo terrorista armado próximo da localidade de Boulounga, província de Bam, região do centro-norte.
"Surpreendidos pelo potencial de fogo, os terroristas fugiram mas 34 deles foram neutralizados", disse o comunicado.
Armamento, meios rolantes e equipamentos utilizados no fabrico de artefatos explosivos improvisados foram recuperados durante operações de busca, de acordo com o mesmo documento.
"Nas fileiras do Exército, infelizmente lamentamos a morte de quatro soldados e de nove VDP, bem como 10 feridos, tendo estes últimos sido foram evacuados para um hospital onde foram assistidos", disse o comunicado.
O Estado-Maior General das Forças Armadas saúda a memória dos soldados e dos VDP que deram a vida pela pátria e deseja rápidas melhoras aos feridos.
Parabenizou a unidade e os VDP pelo seu compromisso e determinação, e os encorajou a continuarem ações ofensivas contra grupos terroristas.
-0- PANA NTDD/IS/MAR/DD 05agosto2022