Agência Panafricana de Notícias

Quatro polícias mortos em confrontos na Tanzânia

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) - Quatro polícias foram mortos em três semanas por causa de violências na região de Kagera, situada no noroeste da Tanzânia fronteiriça com o Uganda, o Rwanda e o Burundi.

No último incidente, dois polícias foram mortos domingo num confronto na aldeia de Masheshe, no distrito de Karagwe.

Estes polícias foram atacados quando estavam a bordo do seu veículo de trabalho por pessoas que lhes confundiram com "bandidos".

O comandante da Polícia regional de Kagera, Philip Kalangi, indicou que vai divulgar um comunicado sobre este incidente depois de se deslocar ao local do crime.

A 15 de dezembro de 2012, um inspetor da Polícia e um cabo encarregado da circulação rodoviária no distrito vizinho de Ngara desta mesma região foram mortos por uma multidão que incendiou igualmente um Comissariado da Polícia na aldeia de Mugoma.

Kalangi declarou que 40 suspeitos foram rapidamente detidos no quadro deste duplo assassinato, mas 29 deles foram libertados.

Um inquérito sobre as circunstâncias deste incidente está em curso, acrescentou o comandante da Polícia regional de Kagera.

Por seu turno, a Polícia tanzaniana recuperou durante um mês 439 armas de fogo detidas ilegalmente por cidadãos.

O porta-voz da Polícia, Advera Senso, declarou que estas armas foram entregues em resposta ao apelo da Polícia que deu um mês ao público para render as armas detidas ilegalmente antes de lançar uma operação à escala nacional para buscar e deter as pessoas em posse de armas não declaradas.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/MAR/TON 08jan2013