Quatro pessoas assassinadas no norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Quatro pessoas foram assassinadas depois de raptadas por indivíduos armados segunda-feira ao início da tarde, em Zimtenga, cerca de 25 quilómetros de Kongoussi, no norte do Burkina Faso, informou no mesmo dia à tarde a Agência de Notícias do Burkina Faso (AIB).
As vítimas foram raptadas quando acabavam de transferir uma estátua da Virgem Maria numa localidade vizinha, de acordo com a AIB.
Fiéis católicos da aldeia de Singa, no distrito de Zimtenga, na província do Bam (no centro-norte), efetuaram segunda-feira, 13 de maio de 2019, uma processão com a estátua da Virgem Maria, em direção à aldeia de Kayon, situada a cerca de 10 quilómetros mais longe.
"Foi no regresso que indivíduos armados detiveram uma dezena dentre eles, a bordo um mototriciclo. Os terroristas deixaram ir menores, mataram quatro outros e quebraram a estátua”, indicou a AIB, citando fontes locais.
Domingo, um ataque contra uma igreja católica e um centro de saúde no distrito de Dablo, na província do Sanmatenga, na região do centro-norte, fez seis mortos, incluindo um padre.
A 29 de abril último, um pastor e quatro dos seus fiéis foram suprimidos na aldeia de Silgadji, situada no distrito de Tongomayel da província do Soum (norte).
Desde 2015, a situação de segurança do norte do Burkina Faso é marcada por ataques levados a cabo por terroristas, o que obriga o Exército a intensificar operações nilitares contra os mesmos nesta região.
-0- PANA TNDD/TBM/MAR/DD 13maio2019