Quatro passageiros de quarentena em Addis Abeba por suspeitas de coronavírus
Addis Abeba, Etiópia (PANA) – Quatro passageiros foram mantidos no isolamento no aeroporto internacional de Bole, em Addis Abeba, soube a PANA de fonte segura no local.
O isolamento dos quatro passageiros ocorreu numa altura em que autoridades etíopes se preparam para gerir a situação ligada à epidemia de coronavírus que abala a China e no Extremo Oriente, anunciaram terça-feira responsáveis sanitários, anunciou à imprensa a ministra etíope da Saúde, Lia Tadesse.
Declarou não haver caso confirmado de coronavírus na Etiópia, mas que amostras sanguineas e outras foram recolhidas junto dos passageiros.
Dois deles foram colocados de quarentena para um exame mais aprofundado porque vinham de Wuhan, epicentro da epidemia atual de coronavírus na China, acrescentou a governante.
Autoridades sanitárias etíopes declararam que um dos passageiros foi isolado depois dos controlos regulares da temperatura no aeroporto internacional de Bole.
O terceiro passageiro também recebeu o mesmo tratamento depois de ter efetuado uma consulta numa clínica, logo após o seu regresso da China, de acordo com a governante.
"Não houve nenhum caso confirmado de coronavírus na Etiópia. Temos quatro casos. Estão isolados. Foram testados negativos para a família dos coronavírus. Enviamos os testes de confirmação à África do Sul”, explicou Tadessa.
O Governo prepara-se para fazer face a eventuais casos, e, para o efeito, o hospital São Paulo de Addis Abeba tém sido escolhido para tratar pacientes isolados para novos testes.
Um conselheiro principal da ministro etíope da Saúde indicou que o país já desenvolveu uma infraestrutura adequada para gerir infeções virais há cinco anos, numa altura em que o mundo se prepara para reagir a uma eventual propagação do vírus de Ébola.
-0- PANA AO/VAO/AKA/BEH/MAR/DD 29jan2020