Agência Panafricana de Notícias

Quatro novos óbitos de Ebola registados no Uganda

Kampala, Uganda (PANA) - O Ministério da Saúde do Uganda disse sábado que três novos doentes da doença do vírus Ébola (EVD) morreram, elevando para quatro o número total de mortos.

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado pelo Ministério na sexta-feira, o número de mortes prováveis ​​é de 11, enquanto as investigações estão em curso para confirmar a causa da morte de outras sete pessoas.

Os pacientes contraíram o vírus Ebola do Sudão, disse o Gabinete Regional da OMS para  África num comunicado na quinta-feira.

Emmanuel Ainebyoona, porta-voz do ministério, disse que os casos prováveis ​​incluem qualquer pessoa que morreu de suspeita de EVD e teve uma ligação epidemiológica com um caso confirmado, mas não foi testado e não teve confirmação da doença em laboratório.

Ele disse que oito das mortes eram da comunidade e três de uma unidade de saúde.

Ainebyoona disse que havia 25 casos ativos no hospital, dos quais seis são confirmados e 19 suspeitos, enquanto 58 contatos foram listados.

No quadro de um esforço acelerado para aumentar a resposta ao surto da doença do vírus Ebola no Uganda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que entregava suprimentos médicos, fornecendo logística e enviando funcionários para ajudar as autoridades nacionais a impedir a propagação do vírus.

Pessoas com suspeita de ter o vírus estão recebendo tratamento no Hospital Regional de Referência em Mubende, distrito onde a doença foi confirmada esta semana, tornando-se a primeira vez que o Uganda detectou o vírus ebolavírus do Sudão desde 2012.

Mubende está localizada na região central de Uganda, a cerca de duas horas de carro da capital, Kampala, e fica ao longo de uma estrada movimentada que leva à República Democrática do Congo.

A região possui minas de ouro, que atraem pessoas de diferentes partes do Uganda, além de outros países.

A natureza móvel da população de Mubende aumenta o risco de uma possível propagação do vírus.

O comunicado disse que a OMS enviou uma equipa técnica ao distrito de Mubende para apoiar a vigilância, prevenção e o controlo das infecções e a gestão dos casos.

-0- PANA MA/RA/MTA/JSG/MAR 26setembro2022