Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Quatro pessoas foram mortas no sábado último num conflito fundiário em Sideradougou, na província ocidental de Comoé do Burkina Faso, fronteiriça da Côte d'Ivoire, soube a PANA terça-feira de fontes concordantes em Ouagadougou.
A comuna rural de Sideradougou, situada a cerca de 65 quilómetros de Banfora, no eixo Banfora-Gaoua, viveu uma tragédia a 11 de abril de 2020, que resultou em quatro mortes, de acordo com as fontes.
Um litígio fundiário opõe os Karaboro (indígenas) aos Mossi (ambos são comunidades burkinabes desavindas), tendo culminado, a 11 de abril corrente, na morte das quatro pessoas, indica um jornal local, L'observateur Paalga.
De acordo com a autoridade provincial, os indígenas registaram uma morte ao passo que os Mossi (muçulmanos), três, de acordo com o L'Observateur.
Apesar de uma decisão judicial e de uma notificação firme das autoridades administrativas que exige a cessação do uso das terras em causa, a tragédia não pôde ser evitada, afirmou o jornal.
-0- PANA TNDD/DIM/DD 14abril2020