Quatro mortos em ataque em Mopti, no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) – Três pessoas morreram e uma outra ficou ferida num ataque perpetrado, sábado, por homens armados não identificados na aldeia de Kassa, a seis quilómetros da cidade de Bandiagara, na província de Mopti, no centro do Mali, soube a PANA esta segunda-feira de fontes de segurança.
As mesmas fontes indicam que os assaltantes raptaram, na local, dois indivíduos, incendiando casas e celeiros antes de levarem o gado.
Segundo estas fontes, houve um morto e um ferido num ataque, ocorrido no mesmo dia, cometido igualmente por homens armados não identificados, em Djengueni Koubel, na mesma zona.
Assaltantes atacaram domingo último a localidade de Tabia Woyen Bondo, na comuna rural de Timiniri, mas se registaram perdas de vidas humanas, apenas danos materiais, nomeadamente animais e carroças roubados.
A 23 de março último, aconteceu um ataque mortal contra a cidade de Ogossagou, no círculo de Bankass, perto da fronteira com o Burkina Faso, em que, pelo menos 160 civis, da etnia Fula (essencialmente criadores de gados), foram massacradas por homens trajados como caçadores tradicionais Dozos (essencialmente camponeses).
O ritmo dos ataques aumentou na província de Mopti nos últimos dias, apesar dos apelos lançados pela classe política e pela sociedade civil malianas, bem como pela comunidade internacional para se pôr termo a estes atos de terrorismo.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 1abril2019