Quatro mortos e sete desaparecidos em naufrágio de navio ao largo de Sfax, na Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) - Quatro pessoas morreram e sete outras estão dadas como desaparecidas depois do naufrágio de uma embarcação a bordo da qual ee encontravam emigrantes irregulares ao largo da costa de Sfax, um porto no centro-leste da Tunísia.
O porta-voz do Ministério da Defesa, Mohamed Zekri, disse à PANA que mergulhadores da Marinha recuperaram três corpos sem vida e resgataram 21 emigrantes na noite de quinta-feira última, entre os quais uma menina de 10 anos de idade.
Sexta-feira, um quarto cadáver foi recuperado por equipas de resgate que continuavam as operações para procurar os desaparecidos, com a ajuda de um helicóptero do Exército
De acordo com as declarações dos sobreviventes, o barco que partiu da ilha de Kerkennah, perto de Sfax, com destino às costas italianas, tinha a bordo 32 emigrantes, todos Tunisinos.
Apesar das más condições meteorológicas, várias tentativas de migração clandestina ocorreram ultimamente a partir da costa tunisina ou da Líbia com o objetivo de atravessar o Mar Mediterrâneo rumo às costas europeias, em particular a Itália.
Quarta-feira última, uma unidade anfíbia da Marinha da Tunísia resgatou 23 emigrantes irregulares subsarianos, 13 Malianos e 10 Ivoirienses, cujo barco estava à deriva ao largo de Sfax, segundo um comunicado do Ministério da Defesa.
De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), 20 por cento dos cerca de 115.000 emigrantes, que chegaram à Europa em 2021, deixaram a Tunísia no meio de uma crise económica e social aguda com uma taxa de desemprego superior a 18 por cento que particularmente afeta jovens, incluindo diplomados.
-0- PANA BB/IS/MAR/DD 21janeiro2022