Agência Panafricana de Notícias

Quatro mortos e oito feridos em naufrágio no lago Tanganyika

Bujumbura, Burundi (PANA) – Pelo menos quatro pessoas morreram afogadas e oito outras ficaram gravemente feridas no naufrágio domingo de um navio de transporte de pessoas e mercadorias proveniente da República Democrática do Congo (RDC) com destino ao porto de Rumonge, no sul do Burundi, segundo testemunhas oculares.

Um vento forte estaria na origem do naufrágio que provocou igualmente um número ainda desconhecido de desaparecidos, anunciou a rádio nacional burundesa, citando sobreviventes.

A Marinha burundesa socorreu o navio que teria naufragado sob um vento forte que sacudiu as águas do lago Tanganyika, comum aos dois países, segundo a mesma fonte.

A pista duma sobrecarga a bordo também não é de descartar, segundo a rádio burundesa, precisando que o navio transportava entre 20 e 26 passageiros, bem como toneladas de madeira madeira, sacos de carvão ou ainda milho destinados ao mercado burundês.

Um grande número de acidentes de navios sobrecarregados foi relatado nos últimos tempo nas vias navegáveis da vizinha RD Congo, causando cada vez danos humanos e materiais consideráveis.

O lago Tanganyika é sobretudo palco de atos de pirataria regularmente denunciados pelos pescadores dos dois países.

-0- PANA FB/TBM/IBA/MAR/IZ 19set2011