Agência Panafricana de Notícias

Quatro ministros malianos no Níger para se reunir com compatriotas refugiados

Bamako, Mali (PANA) - Quatro ministros malianos iniciam a partir desta quinta-feira uma visita ao Níger para se reunir com seus compatriotas refugiados neste país, soube a PANA de fontes oficiais.

Eles vão informar-se junto das autoridades locais sobre o acolhimento dos refugiados malianos, sobre medidas e ações a levar a cabo para uma melhor gestão da situação das populações refugiadas a curto, médio e longo prazos, indicaram as mesmas fontes.

Segundo estatísticas, mais de 40 mil Malianos, fugindo do Norte do seu país ocupado há três meses por rebeldes tuaregues e por grupos islamitas armados, vivem no Níger, nomeadamente na comuna urbana de Niamey, onde estão confrontados com problemas humanitários.

A delegação maliana vai aproveirtar a ocasião para informar e a sensibilizar os seus compatriotas refugiados às ações empreendidas pelo Governo maliano a favor das populações afetadas pela crise no Norte, tanto no interior como no exterior do país, expressando-lhes, com atos concretos, a sua solidariedade.

Missões similares foram efetuadas nestes últimos tempos no Burkina Faso, indica-se.

-0– PANA GT/JSG/MAR/DD 02agosto2012