Quatro mineiros encontrados mortos após 39 dias de buscas no centro-norte do Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Quatro dos oito mineiros, dados como desaparecidos, há 39 dias, na sequência de uma inundação na mina subterrânea de Perkoa, no centro-oeste do Burkina Faso, foram encontrados mortos quarta-feira última, anunciou o Governo burkinabe.
Num comunicado. o porta-voz do Governo, Lionel Bilgo, lembrou que, logo depois do anúncio do evento trágico, as operações de salvamento foram lançadas com vista a encontrar os mineiros sãos e salvos.
"Infelizmente, após 39 dias de buscas intensas, foram os corpos sem vida de quatro mineiros foram encontrados", lamentou.
Acrescentou que o procurador do Burkina Faso no Supremo Tribunal de Koudougou, que foi ao local, só o constatou a 24 de maio de 2022, às 23 horas e 15 minutos.
O Governo garantiu que as operações de busca prosseguem a fim de encontrar quatro outros mineiros, salientando que o Governo partilha a dor das famílias enlutadas, expressando-lhes a sua compaixão.
Apresentou os seus sinceros pêsames às famílias das vítimas, aos trabalhadores, aos responsáveis das minas e às comunidades locais.
Saudou o trabalho incansável das equipas de busca e agradeceu a todos os atores bem como as todas boas vontades que se mobilizaram num ímpeto solidária desde o início das operações.
Desde sábado último, 16 de abril de 2022, a província de Sanguié e, mais particularmente, a comuna de Réo, está numa situação desesperada.
Desde então, oito trabalhadores, dos quais seis Burkinabes, um Tanzaniano e um Zambiano, da mina de zinco de Perkoa ficaram presos em galerias subterrâneas completamente inundadas pela chuva daquele dia.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 25maio2022