Agência Panafricana de Notícias

Quatro mil famílias beneficiam de ligações domiciliárias de água e de esgotos em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – Quatro mil famílias nas ilhas cabo-verdianas de Santiago, Santo Antão e São Vicente beneficiarão da ligação das suas residenciais às redes de água e de esgotos, apurou a PANA na cidade da Praia de fonte segura.

Trata-se de um dos projetos financiados pelo Millennium Challenge Account Cabo Verde (MCA – CV II) e pela Fundação Coca-Cola com dois milhões e 300 mil dólares norte-americanos,
no âmbito do Fundo de Ação Social (FAS).

Deste montante, um milhão e novecentos mil dólares americanos foram disponibilizados pelo Millennium Challenge Cooporation (MCC), no âmbito do Segundo Compacto atribuído a Cabo Verde, ao passo que a Fundação Coca-Cola desembolsou 400 mil dólares.

As duas instituições assinaram quarta-feira, na cidade da Praia, contratos com três Organizações Não Governamentais (ONG) selecionadas, designadamente City- Habitat, Amigos da Natureza e África 70, que vão executar os projetos de ligações domiciliárias de água e de esgotos.

Falando nessa ocasião, o diretor residente do MCC em Cabo Verde, Kenneth Miller, garantiu que, a partir desse ato formal, as três organizações selecionadas já podem dar início às obras que se vão traduzir em duas mil e 800 ligações das casas à rede de água e mil e 800 ligações de água e esgotos.

A par das ligações das casas às redes públicas, o FAS prevê também a realização de campanhas de informação, educação e comunicação com o fito de garantir uma mudança de atitudes e comportamentos em matéria de higiene e saneamento no seio das comunidades de intervenção.

-0- PANA CS/DD 23out2014