Bamako, Mali (PANA) - Quatro dos oito magistrados do Tribunal Constitucional do Mali renunciaram sábado, na sequência de uma polémica decisão sobre os resultados das últimas eleições legislativas, apurou a PANA na capital maliana, Bamako.
Trata-se dos magistrados Mamadou Boiré, M'Père Diarra, Fatoumata Diallo e Zoumana Moussa Cissé, cuja demissão surge poucos dias após a morte do seu colega Modibo Tounti Guindo.
O Tribunal Constitucional do Mali tem sido alvo de muitas críticas por alegada "adulteração" dos resultados das eleições legislativas de março e abril de 2020.
Vários partidos políticos afirmam terem sido privados da sua vitória pelo Tribunal Constitucional, em benefício do partido no poder, após a proclamação dos resultados finais da segunda volta das legislativas.
O acórdão do Tribunal causou e continua a causar muitas tensões em todo o país.
Durante manifestações de 5 a 19 de junho corrente, iniciadas pelos opositores ao regime do Presidente Ibrahim Boubacar Kéita, os manifestantes, que pediram a demissão do Presidente, foram muito críticos em relação ao Tribunal Constitucional "a soldo do poder".
Com estas demissões, o Tribunal Constitucional do Mali tem agora apenas quatro membros, incluindo o muito contestado presidente, Manassa Danioko.
-0- PANA GT/JSG/DIM/IZ 21junho2020