Quatro civis mortos em bombardamento aéreo no leste de Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) – Quatro pessoas morreram e seis outras ficaram feridas depois dum bombardeamento aéreo contra “sítios civis em Tajoura, no leste de Tripoli, ocorrido terça-feira última, anunciou um porta-voz do ministério da Saúde do Governo líbio do Acordo Nacional, Fawzi Ounis.
O centro de imprensa da operação militar “Vulcão da cólera”, dependente do Governo de União Nacional, anunciou na sua página Facebook que aviões de combate do comandante geral do autoproclamado Exército Nacional Líbio, o marechal Khalifa Haftar, lançaram, muito cedo no mesmo dia, ataques aéreos contra uma casa em Khallet Fars e nas zonas de Bir Al-Asta e Abaich em Tajoura, matando quatro cidadãos e ferindo três outros.
Desde a ofensiva militar lançada a 4 de abril último pelas forças do marechal Haftar, os raides aéreos e bombardeamentos mataram numerosos civis que são particularmente vulneráveis a esta guerra que decorre na periferia de Tripoli ed que se intensificou nos últimos dias.
Segundo estatísticas das organizações das Nações Unidas, pelo menos 284 civis foram mortos e 363 feridos em 2019, devido a conflito na Líbia nos últimos oito meses em Tripoli.
Ao nível político, a esperança numa solução para a crise é depositada na Conferência internacional de Berlin (Alemanha), prevista para janeiro próximo, para decretar, na presença das grandes potências e membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, um cessar-fogo e relançar o processo político sob o controlo dum comité de acompanhamento.
-0- PANA BY/BEH/MAR/DD 25dez2019